Há alguns meses atrás, tivemos um comentário na foto da nossa 'Mandala Natureza da Mulher' afirmando que “Mandalas são desenhos de formas geométricas concêntricas. Ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro”, e na opinião da pessoa, o produto não era uma mandala.

Além de todas as razões técnicas (haja criatividade para tanta palavra chave de produto nesse mundo digital, minha gente..) para o nome, eu acreditava fortemente que ‘mandala’ significa 'círculo' na língua sânscrita. Pesquisei o comentário dela no Google: "Mandalas são desenhos de formas geométricas concêntricas. Ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro. Desde o princípio, os desenhos são denominados de yantras, que é uma palavra derivada dos idiomas falados na península indostânica para instrumento. Isso é, as mandalas são um meio para se chegar a um certo objetivo e não o objetivo em si." E na mesma página que ela copiou o trecho que comentou em nossa foto, afirmava também: "em todos os locais a palavra mandala é uma expressão derivada do sânscrito, que significa círculo.” Resumo da ópera: A mesma fonte de informação contempla ambos olhares sobre a nomenclatura da peça.


E na sua opinião, o que caracteriza uma mandala? Linhas simétricas e repetitivas, ou qualquer desenho no interior de um círculo? Me conta nos comentários ❤️ Desejo que esteja bem, em paz e segurança, Karina Caló da Fonseca